domingo, 21 de novembro de 2010

Pontuação

 Grupo   |    Resposta         | Pontuação
______________________________
______________________________
Grupo 5 | Não Respondeu |   -500
______________________________
Grupo 6 | Não Respondeu |   -500
______________________________
Grupo 7 |       1914            |   -500
______________________________

Resposta da questão!

Resposta: 1856

Raciocínio: 

- A primeira imagem é do filme O APRENDIZ, e está com o nome de Alfa;
- A segunda imagem é do filme A FEITICEIRA, e está com o nome Beta; 
- A terceira imagem é um pedaço do alfabeto grego mostrando o simbolo das primeiras letras gregas;
- Já a quarta imagem diz, Alfa + Beta(masculino) = a resposta, ou seja, O Aprendiz + O Feiticeiro, numa busca no google, leva diretamente ao filme O Aprendiz de Feiticeiro;
- filme que aos 51:07 minutos como representa a ultima imagem das pistas, a garota pergunta o que são os objetos, e o personagem principal responde que são BOBINAS DE TESLA.

A invenção da qual perguntamos o nome do inventor, ou seja Nikola Tesla, nascido em 1856.

sábado, 20 de novembro de 2010

Questão de final de semana - Ajuda

Para os grupos 1,2 e 5
A questão proposta pelo Grupo 6 está meio confusa, segundo as instruções do professor, a resposta deveria conter apenas 1 palavra, mas a questão do grupo 6 é composta por 3 perguntas, acho meio difícil responder 3 perguntas com apenas 1 palavra.

Me desculpem caso esteja errado.

Questão de final de semana - Ajuda

Caso alguem se interesse...

A torre de eletricidade do GRUPO 7, foi feita em New York, entre 1901 e 1903, criada por Nikola Tesla, e o jornal que cobriu os acontecimentos provavelmente foi o THE NEW YORK SUN, ou NEW YORK SUN, não sei qual era o nome correto. Ou como disse o bruno, o jornal que cobriu tbm pode ser o THE NEW YORK TIMES, ou NEW YORK TIMES apenas.

Espero ter ajudado.

Questão de final de semana - Respostas

Questão proposta pelo Grupo 5 - Usina se chama  Bushehr.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Questão de final de semana

Em que ano seu inventor nasceu?

Cada imagem representa uma pista, ao decifrar todas chegará a invenção.










Questão para os grupos 5, 6 e 7.
Valor: 500 pontos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Instrumentos de sopro

Abertos:
Corne Ingles





 









Oboé



















Vuvuzela





Fechados:

Flauta Andina



 



Flauta baixo








Flauta de pã




http://br.fotolia.com/id/12467425 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ofrc.com.br/arquivos/corne-ingles.jpg&imgrefurl=http://www.ofrc.com.br/paginas/madeiras.htm&h=140&w=76&sz=3&tbnid=beNdwQe7D5g5AM:&tbnh=93&tbnw=50&prev=/images%3Fq%3Dcorne%2Bingles&zoom=1&q=corne+ingles&hl=pt-br&usg=__oaAoTdBZY37A3SCMCjXTtid73Jk=&sa=X&ei=cP7XTMiEKsWt8Aa47MXNDQ&ved=0CBsQ9QEwAQ


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.musicacolta.eu/mc/wp-content/uploads/2009/03/oboe2.jpg&imgrefurl=http://www.musicacolta.eu/2009/03/22/loboe/&h=354&w=305&sz=12&tbnid=vJMbZsxhmxHxhM:&tbnh=121&tbnw=104&prev=/images%3Fq%3Doboe&zoom=1&q=oboe&hl=pt-br&usg=__wKTY7646YdtPcE04ebwa3eWP81U=&sa=X&ei=a_7XTKG4E4H48AbQ8eWWCQ&ved=0CCUQ9QEwAw
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cardosoeconceicao.com/getimage.php%3Ffile%3Dimages/instrumentos/yflb441_medium_jpg.jpg&imgrefurl=http://www.cardosoeconceicao.com/instrumento.php%3Finst%3D274&usg=__g5_zmBAn1eFLlrV6-frakRQJfvg=&h=64&w=375&sz=7&hl=pt-br&start=0&sig2=kvD2NR2ecOhVivpKn9tapg&zoom=1&tbnid=X9JLVvWzHYz9uM:&tbnh=31&tbnw=182&ei=9v3XTJPlL4H98AbNl9jtBw&prev=/images%3Fq%3Dflauta%2Bbaixo%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1004%26bih%3D610%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=282&oei=9v3XTJPlL4H98AbNl9jtBw&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:8,s:0&tx=122&ty=17


http://www.google.com.br/search?hl=pt-br&biw=1004&bih=610&q=flauta+de+p%C3%A3&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

sábado, 30 de outubro de 2010

Inovação tecnologica

          


           Uma das novas tecnologias do seculo XXI que o homem inventou, a maior turbina movida a maré - AK 1000- começou a ser instalada na Escócia, ela podera fornecer energia para varias casas da regiao, como fonte de enrgia renovavel, isto é, tambem como cita no video por sua baixa velocidade nao prejudicará os mares e as especies que habitam a regiao.
           Com isto as pessoas poderao passar a utilizar diferentes tipos de fontes de energia para, parar de degradar o meio ambiente, como vem ocorrendo frequentemente nos dias de hoje.
           Se for de grande sucesso essa inovaçao tecnologica que foi mostrada, como o passar de alguns anos, varias regioes poderao usufruir desta maravilha, que o ser humano consegue desenvolver cada vez mais.

sábado, 16 de outubro de 2010

Semana de Fisica - Palestras

Semana de fisica 2009 - colegio IDESA

    Na primeira palestra, com o prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano, foi tratado um tema muito interessante, principalmente nos dias de hoje, que se trata das novas tecnologias aplicadas a aprendizagem, a palestra foi boa devido a ele ter nos apresentado algumas tecnicas que são usadas para interação do aluno com a tecnologia para o aprendizado, até mesmo algumas desenvolvidas no ITA, em São José dos Campos, como alguns projetos que unem Videos, animações, simulações, testes e outras midias no mesmo software, e até mesmo o Livro Interativo, que também uni as midias em um livro virtual, projeto que também está em desenvolvimento em São José dos Campos, o que é de grande orgulho para nossa região.
    A segunda palestra, com o prof. Dr. Arnaldo Dal Pino Jr, com o tema da história da mecanica quantica foi incrivel, pois ele de certo modo nos aproximou de uma realidade que vem por ai em um futuro proximo, e que hoje em dia ainda é desconhecida por muitos.
    E na terceira palestra, com o prof. Dr. Laurentino Corrêa de Vasconcellos, apresentou o tema de Nova Tecnologias, falando sobre projetos que estão começando a ser pesquisados, e outros que já estão praticamente desenvolvidos, e muitas pessoas ainda acham que é coisa do futuro, como por exemplo o avião sem asas, projeto que está sendo desenvolvida no CTA, também em São José dos Campos.

Comentario:
                  Com as palestras dessa semana importante de fisica para o colegio idesa, todos os alunos presente nao perderam nada, só adquiriam um conhecimento à mais para a vida de cada um, com os tres palestrantes dessa semana: Prof. Dr. Vasco, Prof. Dr. Arnaldo e Prof. Dr. Silvério. Foram tratados varios temas de diferentes assunto. todos relacionados a temas atuais e do cotidiano de todos os alunos.

                  As palestras dessas semana tiveram uma duração de aproximadamente de uma hora à uma hora e meia, seguida de uma serie de perguntas efetuadas pelos alunos interessados do colegio idesa. Isso será de grande importancia pra nossas vidas, e nossa evolução para o mercado de trabalho.

sábado, 2 de outubro de 2010

Urna Eletronica

       
     A urna eletronica brasileira ou máquina de votar brasileira é um computador responsável pelo armazenamento de votos durante as eleições. O dispositivo foi desenvolvido no BRASIL em 1996 e desde então diversos outros países vêm testando esse e outros equipamentos semelhantes.


     A urna eletrônica que automatizou 100% das eleições, no Brasil, foi desenvolvida, por uma empresa brasileira, a OMNITECH Serviços em Tecnologia e Marketing, entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro, até hoje. O TSE TRIBUNAL ELEITORAL já comprou mais de 500.000 urnas, através de 6 licitações públicas, de 1996 a 2006, de duas empresas americanas de integração de sistemas, a Unisys Brasil, em 96 e 2002, e a Diebold Procomp, em 98, 2000, 2004 e 2006. Toda a fabricação da urna eletrônica foi realizada, por empresas de fabricação sob encomenda, a TDA Indústria, a Samurai Indústria, a Flextronics Brasil e a FIC Brasil, subcontratadas, pelas integradoras.
Em 1995, o TSE formou uma comissão técnica liderada por pesquisadores do INPE e doCTA, de São jose dos Campos que definiu uma especificação de requisitos funcionais, para  A  primeira urna eletronica, chamada então de coletor eletrônico de votos – CEV.

Uma vez implantados os códigos espúrios, é fácil admitir a possibilidade de fraude do sistema. Se não houver como se certificar que o software inserido na urna é o mesmo que passou por uma auditoria prévia, então bastaria que houvesse um algoritmo que no aplicativo de votação ou na biblioteca de criptografia que invertesse um em cada trinta e três votos para mudar o resultado de uma eleição.


Conclusão:   Acreditamos que a urna  eletronica foi um projeto brasileiro que ajudou e facilitou muito tanto para o brasil quanto para outros paises, assim facilitando o meio do voto, para tentar impedir o rompimento de sigilo de voto por determinadas pessoas, o voto sendo unico, com a apresentaçao de dois documentos com foto, para comprovar que seu voto nao sera efetuado por outras pessoa, tendo que votar em sua cidade "sede", e após duas eleiçoes que voce faltar na votaçao se voto é vetado até determinada justificativa para os órgãos responsaveis superiores.
          Com isso efetuando um grande avanço para o Brail e os cidadãos de nosso país, ajudando nosso país a evoluir cada vez mais, com a tecnologia desenvolvida e aperfeiçoada no mesmo em determinados pontos e situaçoes.
 
Fontes:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletr%C3%B4nica_brasileira
             http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/urna_sd1_02.htm


A.R.

sábado, 25 de setembro de 2010

Levitation train - Supercondutores

A supercondutividade é um fenômeno primeiramente observado em materiais a baixíssimas temperaturas, próximo de zero kelvin. Porém no século vinte foram descobertos novos materiais que se tornam supercondutores a temperaturas um pouco mais elevadas, próximo de 90 K, ou seja, menos 183 graus Celsius. Apesar de ainda ser uma temperatura extremamente baixa, pode ser facilmente obtida usando nitrogênio líquido.
Nos supercondutores, a resistência elétrica o campo magnético no interior desses materiais é zero. O campo magnético do imã permanente é repelido pela cerâmica, criando uma imã "espelhado" que repele o imã original.
Os trens bala usam da levitação magnética proporcionada pelos supercondutores para reduzir o atrito (só existe atrito entre o trem e o ar), aumentando a velocidade máxima e reduzindo o consumo de energia.
Esse vídeo mostra a levitação magnética de um pequeno trem que tem pastilhas supercondutoras em seu interior e desliza sobre um trilho de imas de boro neodímio.
Nitrogênio líquido é colocado no interior do trem para diminuir a temperatura das cerâmicas (menos 196 graus Celsius), ponto onde ela já está no estado supercondutor.



Link da fonte:  Fonte da noticia.


  (Verificados em 25-09-10 - 15horas e 14 minutos)
Comentario do grupo: 

                 Concluimos que com essa pesquisa realizada, muito pode melhorar a vida das pessaos, ajudando não só  em custo-beneficio, mas tambem a não degradar o meio ambiente de forma tão brusca, com a descoberta desses outros tipos de supercondutores foi um avanço para a fisica recentes, ja o uso da levitação magnetica, economiza tempo, aumentando a velocidade maxima, e tem a capacidade de reduzir o consumo de energia esperado.
                Um avanço não só para  os fisicos, mas para a humanidade que poderá usufruir destas novas tecnologias desenvolvidas pelo homem.
                Esta pesquisa tambem esta nos ajudando com o conhecimento e andamento da materia lecionada durante este periodo no colegio, que tambem aborda o assunto magnetismo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Telefone de lata - 1ª fase

Nesta semana ocorreu a  1ªfase da compt. de telefone de latinha noo 3ºA.
Nosso grupo teve dificuldades para transmissao de palavras, devido a falha tecnica na linha de transmissão, (e nas pecinhas),  porém para a SEGUNDA FASE ja estamos preparados!!!

     A.R.   

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Exercicios Magnetismo

Respostas dos exercicios de fisica da apostila de magnetismo, pagina 12,13,14.

1-A
4-D
7-C
8-B

sábado, 4 de setembro de 2010

William Gilbert




William Gilbert, médico particular da rainha Elizabeth I da Inglaterra, interessou-se pela natureza dos fenômenos magnéticos da matéria e descreveu corretamente a Terra como um gigantesco ímã, cujos pólos magnéticos coincidem de modo aproximado com os de seu eixo de rotação. No entanto, suas tentativas de explicar os movimentos planetários como resultantes de forças magnéticas fracassaram e só mais de meio século depois Isaac Newton os atribuiria à força de gravitação.
Magnetismo é o fenômeno físico que consiste nas forças de atração e repulsão exercidas por certos metais, como o ferro-doce, o cobalto e o níquel, devido à presença de cargas elétricas em movimento. Dá-se também esse nome à disciplina da física que estuda a origem e as manifestações de tais fenômenos magnéticos.
         As civilizações antigas conheciam a magnetita, mineral que atrai o ferro. Até o início do século XVII tais fenômenos não haviam sido estudados de forma sistemática, o que foi feito pela primeira vez por William Gilbert, autor de De magnete (1600; Sobre os ímãs), que enunciou suas propriedades fundamentais e descobriu o campo magnético terrestre utilizando bússolas rudimentares.
No final do século XVIII, Charles-Augustin de Coulomb elaborou para a magnetostática leis semelhantes às que regiam os movimentos de atração e repulsão entre cargas elétricas em repouso. Assim, postulou que uma força magnética era diretamente proporcional a grandezas que denominou unidades de magnetização, ou intensidades de pólo magnético, e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa os objetos imantados.
         No século XIX, em decorrência dos experimentos realizados pelo dinamarquês Hans Christian Ørsted e pelo britânico Michael Faraday, e das expressões matemáticas do britânico James Clerk Maxwell, unificaram-se as leis da eletricidade e do magnetismo e este passou a ser considerado uma manifestação das cargas elétricas em movimento.
Tradicionalmente, em física estudam-se dois tipos de fontes de fenômenos magnéticos: os ímãs e as cargas livres nos condutores, que transmitem uma corrente elétrica. Denomina-se campo magnético à perturbação sofrida pelo espaço próximo a uma dessas fontes magnéticas. A magnitude fundamental do campo magnético é a indução de campo, representada habitualmente pelo símbolo B e dotada de caráter vetorial, já que depende tanto de seu valor numérico como da direção e sentido de máxima variação do campo. O vetor intensidade de campo magnético B é definido como uma derivação da indução magnética, e a razão pela qual possui a denominação reservada normalmente aos vetores básicos de campo é puramente histórica.
        O campo magnético terrestre, detectável por uma simples bússola, possui duas peculiaridades: sua irregularidade, dependente da latitude; e sua mudança gradual no tempo, conseqüência da variação contínua do eixo magnético. Segundo a teoria dinâmico-magnética, a origem do magnetismo terrestre está nas correntes elétricas do núcleo metálico do planeta, e sua variabilidade indica que esse núcleo encontra-se em movimento, de modo que os rios de metal fundido assumem o papel de espirais condutoras que criam campos magnéticos.


Fontes:
http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/tecnologia/2242-magnetismo-fenomeno-fisico-de-atracao-e-repulsao-.html    (04/09/2010)
http://www.cq.ufam.edu.br/bateria/Historia_Bateria_gilbert.html      (04/09/2010)