A urna eletronica brasileira ou máquina de votar brasileira é um computador responsável pelo armazenamento de votos durante as eleições. O dispositivo foi desenvolvido no BRASIL em 1996 e desde então diversos outros países vêm testando esse e outros equipamentos semelhantes.
A urna eletrônica que automatizou 100% das eleições, no Brasil, foi desenvolvida, por uma empresa brasileira, a OMNITECH Serviços em Tecnologia e Marketing, entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro, até hoje. O TSE TRIBUNAL ELEITORAL já comprou mais de 500.000 urnas, através de 6 licitações públicas, de 1996 a 2006, de duas empresas americanas de integração de sistemas, a Unisys Brasil, em 96 e 2002, e a Diebold Procomp, em 98, 2000, 2004 e 2006. Toda a fabricação da urna eletrônica foi realizada, por empresas de fabricação sob encomenda, a TDA Indústria, a Samurai Indústria, a Flextronics Brasil e a FIC Brasil, subcontratadas, pelas integradoras.
Em 1995, o TSE formou uma comissão técnica liderada por pesquisadores do INPE e doCTA, de São jose dos Campos que definiu uma especificação de requisitos funcionais, para A primeira urna eletronica, chamada então de coletor eletrônico de votos – CEV.
- Implantação de código espúrio via código fonte não auditado (como é o caso do sistema operacional e da biblioteca de criptografia da urna) ou após auditoria ineficiente;
- Implantação de código espúrio via bibliotecas padrão do compilador, bastando usar uma biblioteca original para gera uma outra com o código novo embutindo o antigo.
Conclusão: Acreditamos que a urna eletronica foi um projeto brasileiro que ajudou e facilitou muito tanto para o brasil quanto para outros paises, assim facilitando o meio do voto, para tentar impedir o rompimento de sigilo de voto por determinadas pessoas, o voto sendo unico, com a apresentaçao de dois documentos com foto, para comprovar que seu voto nao sera efetuado por outras pessoa, tendo que votar em sua cidade "sede", e após duas eleiçoes que voce faltar na votaçao se voto é vetado até determinada justificativa para os órgãos responsaveis superiores.
Com isso efetuando um grande avanço para o Brail e os cidadãos de nosso país, ajudando nosso país a evoluir cada vez mais, com a tecnologia desenvolvida e aperfeiçoada no mesmo em determinados pontos e situaçoes.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urna_eletr%C3%B4nica_brasileira
http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/urna_sd1_02.htm
A.R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário